Nas últimas décadas, notamos um crescimento no numero de produtoras de vídeo no mercado em geral.

 

O aumento do mercado de produtoras de vídeo

 

Por Toni Ferreira

 

Nas últimas décadas, notamos um crescimento no numero de produtoras de vídeo no mercado em geral. Tanto na área de cobertura de eventos como no segmento de produções artísticas.

Os incentivos ao cinema nacional, a maior facilidade na compra de equipamentos são alguns dos fatores que proporcionaram esse aumento.

O fato é que hoje temos uma quantidade muito grande de empresas voltadas a esse mercado de produção audiovisual, produzindo vídeos institucionais, cobrindo eventos corporativos, fazendo transmissão ao vivo via streaming, produzindo vídeo de treinamento, vídeo aula, vídeo integração, documentários entre tantas outras possibilidades de trabalho que existe hoje.

Hoje em dia é possivel montar uma produtora com baixo investimento em equipamentos, mas é necessário investir muito em conhecimento, pois apesar da evolução tecnológica os resultados dependem na sua grande parte da arte humana. Não é preciso apenas ter um bom equipamento é preciso ter uma boa equipe de profissionais que saibam operar esses equipamentos de vídeo, sejam eles cameras, tripés, grua, steady cam, microfone, luzes, ilha de edição, enfim, toda a parafernalha que envolve uma produção de vídeo.

Hoje para um processo seletivo é preciso que o profissional tenha conhecimento na operação de vários equipamentos, no caso de equipe de externas, e uma gama de softwares que tragam soluções e alternativas para as finalizações de vídeo.

Mais a frente falarei um pouco sobre a utilização de programas de edição como o Adobe Premire e Final Cut, ideal para uma boa finalização de vídeos institucionais, vídeos de cobertura de eventos corporativos, produção de vídeo treinamento, edição de  vídeo aula, vídeo integração e documentários.

 

Rush vídeo: Ideias em movimento.