Neste início de ano, a Rush Video, produtora de vídeo em Campinas, que há mais de duas décadas produz conteúdo audiovisual de excelência para as mais variados clientes e plataformas, segue acompanhando as novidades da sétima arte e as principais premiações, trazendo informações sobre filmes e tendências. No último dia 05 foram anunciados os vencedores da 77ª edição do Globo de Ouro, prêmio concedido desde 1944 pela Associação de Imprensa Estrangeira em Hollywood as melhores produções e profissionais do cinema e da televisão dentro e fora dos Estados Unidos. Em seu discurso de abertura, o apresentador da cerimônia, o comediante Ricky Gervais, conhecido por seu humor ácido, disparou, entre outras pérolas, que atualmente ninguém mais vê televisão ou vai ao cinema, apenas assiste Netflix, numa referência as 34 indicações em diferentes categorias que a gigante do streaming recebeu este ano, entre elas a de Melhor Filme Dramático para “Dois Papas”, dirigido pelo brasileiro Fernando Meirelles. O prêmio, contudo, acabou indo para “Era uma vez em Hollywood”, dirigido pelo americano Quentin Tarantino. Um título sugestivo, principalmente se consideramos o contexto atual onde as inúmeras indicações da Netflix refletem que as plataformas com conteúdo on-demand conquistaram de vez a audiência e estão mudando a forma de se consumir produtos audiovisuais.
Ainda é muito prematuro decretar o fim das salas de cinema e da televisão nos moldes que conhecemos. O que vê, por enquanto, é que a possibilidade de consumir conteúdo audiovisual de sua preferência, onde e no momento que desejar, já deixou de ser uma tendência e hoje é uma realidade estabelecida entre os expectadores. Os players correm para se adaptar. A Globo, por exemplo, já disponibiliza em sua plataforma todo o conteúdo da TV aberta com delay de até uma hora. Ou seja: se a dona de casa se atrasou e perdeu o capítulo da sua novela, ela tem uma hora para assistir ao capítulo do dia, sem a necessidade de ser assinante. Se pagar pelo acesso, pode usufruir de todo o portfólio disponível no momento que desejar. É, óbvio, que para isso precisa ter acesso a internet.
A Netflix abriu as portas para um admirável mundo novo e vários outros concorrentes, como a Amazon Prime Video, Fox Premiun e HBO Go, entre outras, já se mobilizam para conquistar os assinantes. Hoje maratonar uma série num final de semana virou programa obrigatório para os fãs entusiasmados. E nesta briga de cachorro grande, quem ganha é a audiência, que é presenteada com produções cada vez mais caprichadas, dirigidas por grandes nomes e com elenco de estrelas. Agora é pegar o balde de pipocas e conferir os títulos disponíveis nas plataformas de streeming que conquistaram os Globos de Ouro, como “Cenas de um Casamento”, uma das três produções da Netflix indicada como Melhor Filme Dramático, e vencedora da estatueta de melhor atriz coadjuvante para Laura Dern.
Rush Video – Ideias em Movimento