Neste artigo falaremos um pouco sobre o direito de uso de imagens de áudios.
Como todos sabemos existe uma legislação em cada país que rege esses direitos e no Brasil não é diferente.
Em nossa produtora de vídeo Rushvideo, tomamos todo o cuidado do mundo com essas questões para não sofrermos penalidades e tampouco envolver nosso clientes em algum imbróglio jurídico, que pode custar muito caro, além de deixar ranhuras em sua marca.
Nesse sentido, adotamos uma postura de manter sempre uma assinatura em um banco de imagens e outra em um banco de trilhas sonoras para não corrermos esse risco. É claro que o ideal, e nosso desejo, seria sempre compor uma trilha sonora exclusiva para cada produção, mas isso acarreta um aumento significativo nos custos da produção de vídeo e nem sempre o cliente está disposto a arcar com esse investimento.
As imagens produzidas por nós, é de direito de uso daquele que nos pagou para produzí-las, dessa forma nunca utilizamos a imagem de um cliente na edição de vídeo de outro.
Por isso é sempre importante ter na cláusula contratual que o cliente tem o direito de uso exclusivo, mas os direitos autorais são da produtora.
Outra questão que é necessária uma atenção especial tem relação com direito de imagem. Qualquer pessoa que apareça em uma produção de vídeo tem seu direito de imagem resguardada por lei também.
Sobre cuidados com o uso de imagem pessoal nos vídeos a precaução é sempre bem-vinda, ainda mais se considerarmos situações de cunho jurídico, que realmente dão uma “dor de cabeça” danada.
O uso de imagem é um assunto que precisa ser levado à sério, dessa forma, em uma produtora de vídeo, na produção de vídeos institucionais, treinamento e principalmente na produção de filmes publicitários, temos que ter muita cautela e procurar sempre produzir todas as imagens utilizadas nos conteúdos de nossos clientes, pois eles nos contratam com a expectativa de ter um material de qualidade para divulgar a marca ou o produto.
Toni Ferreira – Rushvídeo – Ideias em Movimento.