É cada dia mais comum – e mais requisitada – a produção de vídeos-depoimentos em diversos tipos de cursos e vivências em geral, onde ao final do evento os participantes se reúnem para falar de sua experiência no mesmo. Este é um tipo de material com o qual tenho trabalhado bastante, e hoje vou dar algumas dicas sobre como estruturar a edição e construir um bom vídeo-depoimento.
O processo de edição de vídeo tem várias etapas, e cada um tem uma forma de trabalhar é claro, mas esta é a forma que eu encontrei que melhor funciona para mim.
1 – Estrutura
Antes de tudo, pense no seu vídeo como um todo: Qual a história que você quer contar e qual mensagem quer passar? O ideal é sempre começar pela seleção das falas, pois elas serão o cerne do vídeo, o fio que irá guiar todo o raciocínio e, portanto, a percepção de quem for consumir o seu conteúdo. Organize as falas em blocos por temas (você pode até mesmo inserir GCs temporários em cima dos arquivos para facilitar a visualização na linha do tempo). Se o seu vídeo for uma junção de falas de várias pessoas, procure encontrar o que os depoimentos delas têm em comum e parta daí. Você poderá se surpreender em como muitas vezes, ainda mais quando os participantes estão em sintonia, as falas se completam. Pronto, você já tem a base, a parte mais importante da estrutura do seu vídeo, pronta.
2 – Ambientação
A ideia agora é ambientar as falas que você selecionou, e para isso um dos recursos utilizados é o insert (cena inserida por cima da fala).
Para os inserts, escolha as cenas que melhor expressam, mesmo que de forma sutil, o que está sendo dito. Por exemplo: um participante relata que, durante o curso, se sentiu feliz por ter conhecido pessoas novas (procure por cenas de integração entre os participantes.
Este recurso pode não só deixar o seu vídeo mais dinâmico como também gerar uma conversa entre aquilo que o som e a imagem, e isso com certeza te trará mais conexão com o público-alvo do seu vídeo.
É claro que não é necessário cobrir absolutamente todas as falas com inserts, é importante também utilizar-se da expressão e imagem das pessoas que prestaram seu depoimento. Use este recurso sabiamente!
No próximo texto, irei falar um pouco sobre Sonorização, Ritmo e Finalização para vídeos-depoimento.
Não perca!