Com a pandemia global do novo coronavírus, o calendário de estreias nos cinemas virou de cabeça para baixo. Diversos filmes que seriam lançados em meados de 2020, como “Mulan”, foram direto para o streaming, ou então acabaram adiados sucessivas vezes, como é o caso da aventura solo da personagem “Viúva Negra”. Com a reabertura dos cinemas, apesar das regras de distanciamento social, os estúdios e distribuidores já preparam o calendário de 2021, que conta com superproduções e títulos assinados por nomes de peso como Wes Anderson, de O Grande Hotel Budapeste e O Fantástico Sr. Raposo, e Steven Spielberg, de “ET – O Extraterrestre” e “Jogador Número Um”. Confira então os principais lançamentos cinematográficos para 2021.

 

Monster Hunter

Baseado no jogo da Capcom intitulado Monster Hunter, a história mostra as aventuras do tenente Artemis e seus soldados que são transportados para um novo mundo, habitado por monstros gigantescos com superpoderes, onde empreendem batalhas épicas, de tirar o fôlego. Em meio ao caos e às tentativas de voltar para casa, o grupo se depara com um caçador misterioso (Tony Jaa) com habilidades únicas de sobrevivência. Os guerreiros então se unem para conseguirem escapar com vida. A direção é de Wes Anderson com Milla Jovovich, Meagan Good, Ron Perlman.

 

Mundo Em Caos (Chaos walking)

Produção marcada para estrear no final de janeiro, tem a assinatura do mesmo realizador do ótimo “No Limite do Amanhã”, Doug Liman. Críticos apontam que esta deva ser a primeira grande surpresa do ano. O elenco traz o homem aranha, Tom Holland, como o protagonista, ao lado de Daisy Ridley, a mocinha Ray da trilogia Star Wars. O enredo, adaptado do livro homônimo do autor britânico Patrick Ness, é uma saga distópica sobre um mundo futurista repleto de manipulação e falta de privacidade. Num futuro próximo pós-apocalíptico, as mulheres desapareceram e os homens são atingidos por uma infecção chamada de “o ruído”, capaz de expor por completo todos os seus pensamentos. Neste cenário, um garoto descobre uma nave caída nas florestas, onde encontra Viola (Daisy Ridley), a primeira mulher com quem tem contato. Com a vida dela em perigo, o garoto jura protegê-la, partindo em uma jornada para explorar os vários segredos sombrios de sua história.

 

Viúva Negra (Black Widow)

Trata-se do esperado thriller de espionagem, recheado de ação, da Marvel Studios. Natasha Romanoff (Scarlett Johansson) vive a personagem título, uma mulher obrigada a confrontar o lado sombrio de sua profissão (ela integra o time dos Os Vingadores) quando surge uma perigosa conspiração conectada com o seu passado. O longa traz também nomes como Florence Pugh, Rachel Weisz e David Harbour. A direção é de Cate Shortland.

 

The King’s Man – A origem (King’s Man)

O filme da 20th Century Studios que desta vez contará as origens da agência Kingsman, numa história cronologicamente anterior aos acontecimentos de “Kingsman: Serviço Secreto” e “Kingsman: O Círculo Dourado”, tem estreia programada para 18 de setembro nos Estados Unidos e deve chegar por aqui ainda no segundo semestre. Ralph Fiennes é o Duque de Oxford, que servirá como mentor para Conrad (interpretado por Harris Dickinson), um jovem herói arrogante e charmoso que está ansioso para servir seu país e lutar na Primeira Guerra Mundial. O elenco ainda inclui Gemma Arterton, Matthew Goode, Tom Hollander, Daniel Brühl, Rhys Ifans, Charles Dance, Djimon Hounsou, Matthew Vaughn, responsável pelos dois filmes anteriores da franquia, assume novamente direção e roteiro.

 

Além da Montanha (Wild Mountain Thyme)

O longa da produtora Bleecker Street deve chegar em fevereiro no Brasil, como uma boa pedida para os fãs do gênero romance com altas doses de aventura. A produção é estrelada por Emily Blunt e Jamie Dornan, um casal que vive no interior da Irlanda e que vê seu romance ser atrapalhado por conta de disputas de terra. O elenco traz ainda Christopher Walken, Jon Hamm e Jon Tenney. O roteiro e direção são assinados por John Patrick Shanley.

 

The Father

Esta co-produção franco-britânica, que teve sua estreia mundial no Festival Sundance de Cinema em 27 de janeiro de 2020, e que deve chegar aos cinemas brasileiros ainda no primeiro trimestre de 2021, já tem como certa uma indicação ao Oscar pela crítica especializada, assim como Anthony Hopkins, que também desponta como um dos favoritos na categoria melhor ator. Neste drama, ele vive um galês idoso que precisa lidar com sua perda de memória progressiva, enquanto sua filha se prepara para mudar de país. Co-escrito e dirigido pelo dramaturgo francês Florian Zeller, o longa é baseado na peça Le Père (2012), de sua autoria. O elenco traz ainda Olivia Colman, que também deve faturar nomeações a prêmios por sua performance, Mark Gatiss, Imogen Poots, Rufus Sewell e Olivia Williams.

 

Nomadland

Esta é outra produção que também deve ser destaque na festa do Oscar em 2021. Inclusive, se vencer na categoria principal, vai ser o primeiro filme dirigido por uma mulher, no caso a cineasta chinesa radicada no EUA Chloé Zhao, a levar a estatueta. Frances McDormand também é forte candidata a melhor atriz, naquela que seria a sua sexta indicação, podendo levar para casa seu terceiro prêmio. Ela ganhou em 1996 por “Fargo”, e em 2017 por “Três Anúncios para um Crime”. A produção teve a sua estreia mundial em 11 de setembro de 2020, no Festival de Cinema de Veneza, onde ganhou o Leão de Ouro. Aqui Zhao prossegue com seu estilo de unir realidade e ficção, desta vez com personagens inspirados em pessoas reais e interpretados por vários atores não profissionais, tendo como cenário a paisagem americana para narrar a vida de nômades que cruzam o país a bordo de Vans. O elenco é encabeçado por David Strathairn e McDormand, no papel de uma mulher que cai na estrada depois de perder o marido, o emprego e a cidade onde morava, destruída pela crise de 2008.

 

Morbius

Morbius é mais um filme baseado num personagem homônimo extraído de uma HQ da Marvel Comics. A produção é da Columbia Pictures em associação com a Marvel Entertainment e distribuição da Sony Pictures. O direção é de Daniel Espinosa, estrelado por Jared Leto, que vive o personagem título, um homem que se transforma em um tipo de vampiro depois de tentar se curar de uma doença rara no sangue. No elenco também estão: Matt Smith, Adria Arjona, Jared Harris, Al Madrigal, Tyrese Gibson, Tom Hardy e J.K. Simmons.

 

West Side Story

Steven Spielberg assina esta nova versão de “West Side Story” (Amor, Sublime Amor, de 1961), que promete trazer novas adições ao musical clássico que modernizou a história de Romeu e Julieta ao narrar o amor proibido entre membros de gangues rivais. No papel principal vivido originalmente por Natalie Wood, está a novata Rachel Zegler, que faz par com o astro de “Em Ritmo de Fuga”, Ansel Elgort. Além deles, o filme conta com a participação de alguns veteranos da Broadway como: Ariana DeBose, de Hamilton e David Alvarez, de Billy Eliott. O roteiro foi adaptado por Tony Kushner, o escritor da antológica peça Angels in America.

Rush Video – Ideias em movimento.