Seguindo com o relato da produção do vídeo institucional da Trimble, empresa de tecnologia de ponta neste segmento, nesse texto falaremos sobre o dia da gravação.
Se você ainda não leu a primeira parte, onde falamos sobre a pré-produção, clique aqui.
O dia amanheceu como esperávamos, céu aberto e bastante sol na cidade de Arcos-MG, após o café da manhã partimos, juntamente com a equipe da Trimble, para a região rural de Bambuí. Fomos recepcionados pelo proprietário da fazenda sr. Mário, fomos muito bem acolhidos, como de costume e após a preparação dos equipamentos partimos para as gravações no campo.
O cinegrafista Carlos Garcia, foi o responsável pela gravação das imagens das máquinas em operação, tanto gerais como cenas de detalhes com as plantadeiras ainda paradas. Enquanto isso um sincronismo foi montado para que as plantadeiras saíssem todas juntas, pois dessa forma teríamos um resultado mais interessante para as imagens capturadas com o drone.
Assim foi feito. As plantadeiras partiram e o Júlio operou o drone com muita habilidade, gravando imagens incríveis, assim como as cenas gravadas pelo Carlos, que em determinado momento pegou carona em uma das plantadeiras para gravar imagens da operação do sistema e equipamentos da Trimble.
Gravações em locais abertos são sempre desafiadoras. O ruído do vento e a forte iluminação do sol obrigam a equipe de produção a adaptar o equipamento, para assim, conseguir a melhor qualidade de áudio e de imagem. Foi esse o desafio que enfrentamos na parte da tarde, onde foram gravados os depoimentos dos fazendeiros, que foram captados no meio da lavoura. Para conseguir o melhor resultado foram utilizados microfones de lapela, e os entrevistados foram posicionados de forma que o som não fosse comprometido pelo vento, assim como rebatedores para lidar com a luz do sol.
O vídeo institucional começava a sair do roteiro e tomar forma em minha mente, pois é assim que trabalho. Durante as gravações vou imaginando as cenas e dirigindo a equipe para que as cenas fiquem da forma que quero. E foi assim que rolou.
Na sequência falaremos sobre o dia de gravação.
Rushvídeo – Ideias em Movimento.
CASE: PRODUÇÃO DE VÍDEO INSTITUCIONAL – EMPRESA BRPROCESS– PARTE 1: ATENDIMENTO AO CLIENTE, ENTENDIMENTO DAS NECESSIDADES