Aumentar as Vendas? Melhorar a Imagem da Empresa? Tenha sempre definido o objetivo de sua comunicação em vídeo.
Vídeos de vendas tem o foco em resultados comerciais, com o objetivo de aumentar as vendas e diversificar os clientes. São tratados os diferenciais dos produtos e serviços em relação aos concorrentes e os benefícios gerados aos clientes. São temas comuns nestes vídeos:

  • Simulações de performance de produtos e/ou serviços;
  • Comparativos de preços e vantagens operacionais a longo prazo;
  • Entrevistas com clientes;
  • Abordagem dos diferenciais comerciais;

Vídeo institucional faz parte de ações de comunicação institucional e tem por objetivo demonstrar positivamente o perfil empresarial. São temas comuns neste vídeos:

  • A missão, a visão e os valores da empresas.;
  • Divulgação de programas de apoio a comunidade local;
  • Incentivo a programas de bolsas de estudos a funcionários;
  • Preocupação com segurança e integridade física e psicológica e com o bem estar dos funcionários;

Comunicação institucional é um tipo muito específico de investimento.
De acordo com a CONFERP (Conselho Federal de Profissionais de Relações Públicas), define-se comunicação institucional como “(…) aquela que trata assuntos com isenção comercial ou mercadológica, atendo-se, apenas, a identificar, demonstrar e apresentar os conceitos ligados aos temas próprios da organização, com a intenção de informar e satisfazer os interesses de um ou mais públicos ligados à empresa e os dela próprios“;
Existe um antigo conceito, que ainda está em voga no mercado, de que um vídeo desenvolvido por uma empresa e que não seja um vídeo publicitário atende pela denominação genérica de “vídeo institucional”.
Mas esta é uma denominação errada. O correto é utilizar o termo genérico “vídeos empresariais” para definir o investimento feito por empresas nos mais diversos tipos de vídeo, como vídeos de treinamento, vídeos de endomarketing, vídeos de integração e – obviamente – vídeos comerciais e vídeos institucionais.
Muitos profissionais de marketing quando são solicitados pela sua diretoria para desenvolverem “vídeos institucionais” desenvolvem uma extensa pesquisa sobre dicas, temas e assuntos para se desenvolverem vídeos criativos. Mas o ponto inicial é saber aonde se que quer chegar. A necessidade real é de um vídeo institucional ou um vídeo comercial atenderia melhor nossas expectativas?
Se o objetivo for para aumentar as vendas – ou ao menos se comunicar melhor com os clientes – então o que você precisa é de um bom vídeo de vendas.
Mais do que uma discussão teórica, saber exatamente o tipo de linguagem de seu vídeo é fundamental para seu sucesso na prática.