Há algumas situações em que Animações 2D se fazem virtualmente necessárias, outras em que é muito desejável.
Mas há duas grandes razões pelas quais, além de tudo, Animações 2D valem muito a pena:
Praticidade
Animação 2D é feita em um ambiente controlado por profissionais especialistas, então se você tem um bom parceiro para a produção a tendência é o planejamento dar sempre certo.
Agora compare com uma gravação externa que envolve equipe, equipamentos, muitas vezes atores, figurantes, cenário, condições meteorológicas incertas e até mesmo o trânsito para deslocamento.
Claramente, uma Animação 2D possui muito menos coisas que podem dar errado, desde que você conte com uma produtora confiável, e pode ser a resposta para uma comunicação livre de problemas.
Orçamento acessível
Animações 2D em geral custam menos do que vídeos feitos com outras técnicas, como gravações externas, uso de atores ou mesmo Animações 3D, justamente por envolverem uma quantidade menor de profissionais e de variáveis ao longo da produção.
Além disso, ao fazer uma série de vídeos, quando o estilo e a identidade visual já estão prontos, o custo tende a se diluir.
Dúvidas comuns ao contratar uma produtora de Animação 2D
Agora que você já sabe quando usar e quais as vantagens desse recurso, entenda os cuidados que deve tomar ao contratar uma Produtora de Animação 2D.
O primeiro passo é descobrir se a empresa possui o recurso técnico para fazer uma Animação 2D de qualidade. A atitude mais direta, nesse sentido, é verificar o portfólio da empresa.
Lembre-se: a produção de um vídeo envolve fatores que se sobrepõem, como roteiro, trilha sonora, narração, ilustrações, animações e outros – e se uma única etapa for feita de maneira inadequada todo o processo anterior e posterior será comprometido.
De todos os fatores, de longe, o principal é o roteiro do vídeo. Fique muito atento para o desenvolvimento das palavras e das imagens, procure entender para quem aquele vídeo estava direcionado, quais resultados provavelmente eram esperados dele e se o roteiro realmente cumpriu essa função.
Outro ponto muito importante que muitas vezes passa desapercebido é a trilha sonora, responsável em grande medida por causar emoções na audiência.
Dica: Em geral vale mais a pena contratar um projeto com menos recursos visuais junto a uma produtora de vídeo confiável e orientada para resultados, do que um projeto com vários “extras” de uma produtora que não vai entregar o que prometeu ou fará algo que simplesmente não funciona.
Confira um dos vídeos com Animação 2D produzidos pela Rush Vídeo:
https://www.rushvideo.com.br/portfolio-view/casa-do-credito-spot-30/