O uso de vídeos gravados em estúdio com fundo branco foi popularizado a partir do início da década de 2000, principalmente depois que uma pequena empresa chamada Apple, famosa pelo cuidado com o design de seus produtos e campanhas, começou a utilizar esse tipo de filme em sua comunicação.
Sem polemizar a já manjada disputa entre “Mac vs PC”, vale dizer que os comerciais foram sucesso na audiência americana e representam uma verdadeira síntese do celebrado design da gigante maçã mordida.
No geral, estamos falando de uma estética limpa, elegante e eficaz. Além disso, em geral trata-se de um custo reduzido, pois esse tipo de filmagem é feita em estúdio, sem a necessidade de locações externas e todo o trabalho que esse tipo de filmagem envolve.
Veja boas ideias para usar o fundo branco em produções de vídeo e também cuidados na hora de usar essa técnica!

Vídeos com atores e fundo branco

Uma forma muito comum de fazer vídeos com fundo branco é utilizar um ou mais atores de frente para a câmera falando diretamente para o espectador, seja em plano fechado, médio ou aberto, assim como nos comerciais da Apple.
Como dito, é uma forma simples e direta de passar uma mensagem, e transmite a ideia de que o vídeo deverá ser avaliado pelo valor intrínseco de seu conteúdo. Ou seja, estamos falando de um design que valoriza o discurso. Nada impede, é claro, que sejam inseridos elementos gráficos e que o vídeo seja editado juntamente com outras imagens gravadas e animações.

Especialistas e o quadro branco em vídeos educativos

Uma aplicação bastante interessante do estúdio com fundo branco são vídeos educativos, de treinamento e de integração, EAD, entre outros, em que especialistas expõem ideias. Da mesma forma como no vídeo comercial ou institucional, o vídeo educativo irá tirar proveito do fato de que esta é uma estética limpa, eficiente e que valoriza o conteúdo.
Vídeo Marketing e melhoria no SEO
Vídeos são muito eficientes em estratégias de marketing de conteúdo, isso você já sabe, a grande sacada aqui é que como os vídeos com fundo branco possuem um custo reduzido é possível produzir um volume maior dentro de um orçamento razoável. O ideal é sempre gravar vários vídeos no mesmo dia e fazer o “estoque” de material para postagem, pois assim reduz bastante o custo unitário.

Vídeos de vendas ou de produtos com fundo branco

Uma outra aplicação muito interessante para vídeos com fundo branco são os vídeos para produtos ou de vendas. Além de ser uma estética elegante para apresentar produtos e serviços, em geral projetos de vídeos para produtos precisam de quantidade, às vezes são dezenas ou centenas de produtos em um site de e-commerce, por exemplo. Dessa maneira, o formato de produção otimizado do fundo branco mais uma vez vem a calhar para se conseguir um volume suficiente de vídeos a um custo compatível.

Vídeos em fundo branco “fora da caixa”

Há alguns vídeos que não usam atores ou especialistas, mas continuam com um fundo totalmente branco, e valem uma menção. São pouco usados no mercado publicitário ou corporativo, mas alguns formatos conseguem grande popularidade na internet, como vídeos no estilo Draw my life. Consiste em um ilustrador desenhando o conteúdo que está sendo narrado, conseguindo um resultado visualmente interessante e de fácil entendimento.