Você que está procurando uma Produtora de Vídeo para realização do seu projeto, ou ainda, está pensando em abrir um negócio de produção de Vídeo, sabe como anda o mercado?
Com base nos textos de Marcelo Ruiz, do blog Olhar Multimídia, preparamos alguns aspectos gerais sobre o mercado da produção de vídeo nos dias de hoje, apenas para que você possa conhecer mais sobre esse grande nicho que contém centenas de profissionais.
Hoje, nas pequenas produtoras onde o foco está na prestação de serviços, quanto maior o número de clientes  e mais diversificadas as modalidades oferecidas, quase nunca há tempo ou motivação para a realização de projetos próprios. O tempo desprendido com esses trabalhos e o retorno financeiro baixo acaba por manter essas empresas longe da produção de conteúdo independente.
Sem a experiência necessária e sem portfólio adequado, essas empresas de produção de vídeo não conseguem credibilidade suficiente para trabalhar em projetos maiores.
Outra ameaça ao congestionado mercado das pequenas produtoras são os profissionais independentes da área de produção de vídeo. Com a facilidade da edição de vídeos em computadores domésticos e mesmo em notebooks e a versatilidade das novas câmeras fotográficas digitais, capazes de filmar com qualidade razoável, esses profissionais passam atuar sozinhos.  Não se trata de negar o direito destes à livre iniciativa. Mas apenas de enfatizar que essa modalidade de atuação no mercado acaba por dificultar ainda mais a sobrevivência da equipe multidisciplinar agregada ao redor de um pequeno negócio.
Ficam ameaçados pequenos núcleos de produção de vídeo, já que a atividade de criação para cinema ou televisão é essencialmente uma atividade de grupo.  Mesmo micro produções como a filmagem de um evento social ou um vídeo institucional de pouca complexidade exigem uma equipe mínima.
Na área de cinema, a modernização e ampliação das salas de exibição, visando atender ao aumento de espectadores, e nos últimos anos assistimos a construção de milhares de cinemas digitais em locais onde nem cinema existia. Esse novo público é mais aberto a produção regionalizada e popular pois, mais que produtos de prateleira estrangeiros, quer se ver na telona. Tal qual se vê nas novelas, o  produto de maior sucesso da televisão brasileira, que vem mudando sua forma original, de folhetim melodramático, para os textos ágeis e focados na realidade do povo brasileiro.
A internet é outro campo ainda pouco explorado pelas empresas e anunciantes brasileiros. Mas já existem estudos mostrando o interesse destes por um tipo de produção de vídeo mais refinado.
Esse vasto mercado ainda permanece de certa forma inexplorado, pois todos os dias novas ferramentas, redes sociais e formadores de conteúdo nascem e também morrem. Trata-se de uma possibilidade quase infinita de oportunidades para agências de publicidade, diretores consagrados e estreantes e para o mercado de produção de vídeo. O modelo tem retorno garantido por tratar-se de um produto que o mercado chama de cauda longa, por oferecer desdobramentos e possuir vida longa.
Gostou do artigo? entre em contato com a Rush para saber mais sobre Produção de Vídeo. Clique aqui.