No momento da contratação de uma produtora de vídeo, quais os critérios que devem ser adotados ?

 

Contratação da produtora de vídeo

O processo colaborativo entre a produtora de vídeo e a empresa contratante.

Alguns profissionais da área de comunicação e responsáveis pelo departamento de marketing das empresas, tendem a ter dúvidas ao escolher uma produtora de vídeo para realizar vídeos institucionais ou de treinamento, por exemplo.

Um pensamento generalizado, diz que o trabalho da produtoras de vídeo é puramente operacional.

Porém, realizar a criação de uma competente comunicação institucional ou até mesmo de vendas, exige o cumprimento de uma série de ações importantes.

É um processo criativo e administrativo, que incumbi a produtora de vídeo a gerir elementos desde a contratação, passando por análise do briefing, criação de estratégias de exibição, produção e revisões.

Quando buscar uma produtora de vídeo, principalmente para vídeos institucionais, é importante que seja construído um sólido briefing.

O briefing é o norte que a produtora terá para realizar o vídeo, assim respeitando a identidade de imagem e buscando atingir os objetivos de comunicação da empresa, objetivos esses que devem ser traçados e estarem bem explícitos no briefing.

O briefing não necessita de instruções claras de criação, não se deve confundir essas instruções com o roteiro do vídeo.

Para a produtora de vídeo, um bom briefing informa todas as metas da empresa, demonstra onde ela está, e o que pretende comunicar com o vídeo, demonstra sua identidade visual e reforça o branding para que o vídeo possa falar a mesma linguagem da corporação.

Claro que o processo de criação do roteiro é algo extremamente importante, mas nesse caso pode ser feita uma criação coletiva, entre a empresa e a produtora de vídeo contratada.

Ao chegarmos na produção da peça é importante a participação efetiva da empresa.

A empresa deve acompanhar os avanços da produção, confiando no trabalho da produtora de vídeo e oferecendo o suporte, materiais gráficos, entre outros recursos que irão ajudar e otimizar o tempo da produção.

A produção de vídeo é um processo colaborativo, é algo muito orgânico e não mecânico como se imagina. Uma boa relação entre a produtora de vídeo e a empresa contratante é essencial para que os objetivos sejam realmente alcançados.

Rush vídeo, ideias em movimento.