Cada pessoa tem uma história para contar. Contar histórias é uma ferramenta muito poderosa, pois a humanidade conta histórias desde a sua origem. Por que não fazer o mesmo com a sua empresa?
A nossa história começa a ser escrita desde o momento em que nascemos. Cada momento de nossas vidas contribuiu para construir o que somos hoje. O mesmo se aplica à sua empresa.
A história de sua empresa se iniciou no momento em que você teve uma ideia e decidiu iniciar um negócio. E desde lá, muita coisa aconteceu, não é? Houve momentos de felicidade e, outros não tão felizes assim.
Antes de responder a essa pergunta você deve primeiro começar pensando em outra:
Qual é a história da sua empresa?
Primeiramente, defina seu foco, ou seja, defina qual a parte da sua história você quer contar e qual seu intuito ao contá-la. Segundo, faça que a história seja atraente e desperte emoções nos ouvintes. Ao fazer isso, você estará executando o que chamamos de Storytelling.
Histórias atraem não somente clientes, mas também investidores, parceiros, fornecedores e principalmente atraem pessoas para trabalhar na sua empresa.
É uma ferramenta universal. Todas as empresas tem algo para contar, desde as gigantes como Google e Microsoft até as menores como uma mercearia ou uma startup.
Criam grande impacto, pois as pessoas esquecem de números e até mesmo de nomes, mas sempre se lembram de uma boa história. Há sempre um impacto emocional em quem está ouvindo, criando assim um vínculo.
O que devo contar na história da minha empresa?
Primeiro, as pessoas (clientes, investidores, colaboradores) querem saber a história da sua empresa.
Assim você pode contar: como começou, porque resolveu empreender, quais as dificuldades em começar um negócio, quais os problemas que enfrentou e como os superou.
Estas informações colocam a sua empresa mais perto dos seus clientes, pois muitos deles também têm uma história parecida com a sua.
Voltando ao Storytelling, essa palavra significa a capacidade de contar histórias relevantes e consiste em um método que utiliza palavras ou, recursos audiovisuais, para transmitir essas histórias. No artigo de hoje vamos falar sobre duas maneiras de utilizar o Storytelling para apresentar sua empresa e atrair mais prospects.
A sua história ajuda a se diferenciar no mercado, pois muitas empresas oferecem produtos e serviços muito parecidos, mas a sua história é única e não pode ser copiada.
Torna-se um veículo para levar a sua marca para o seu público. Histórias tem um componente emocional muito forte, pois  temos necessidade de ter um vínculo com as empresas com as quais  nos relacionamos.
Para esse tipo de comunicação sua empresa pode optar por um micro-vídeo, por exemplo, que é uma nova tendência de que tem chamado a atenção nas mídias sociais, especialmente no Instagram e no Vine. Os micro- vídeos são vídeos de curta duração que são compartilhados com o intuito de transmitir uma mensagem em um curto espaço de tempo.
Ou um vídeo institucional repleto de grande carga emocional e motivacional, afinal toda história de sucesso tende a ser assim.
Faça o vídeo da história de sua empresa com a Rush Vídeo.