Muitas empresas ainda apostam no tradicional vídeo institucional para passar sua mensagem, independente do público: clientes, parceiros, fornecedores, colaboradores. O que muitas não sabem é que existe um conceito mais moderno, mais sintonizado com era digital. É o vídeo manifesto. Fruto dos novos tempos, é um produto pensado para repercutir nas redes sociais e plataformas digitais, gerando um maior engajamento da audiência. Este novo formato surgiu porque, além dos obstáculos inerentes ao mercado, a forma como as pessoas compram e se relacionam com as marcas vem se transformando de uma maneira importante nos últimos anos. E com a pandemia, quem ainda não havia sido atingido por esta nova onda, acabou sendo impactado. Se antes o contato que um consumidor tinha com uma empresa era basicamente presencial e por meios praticamente desprovidos de interatividade – como anúncios veiculados na mídia impressa, rádio e TV – hoje esta relação e o próprio consumo se transportaram para os meios digitais, numa comunicação omnichannel , que agrega múltiplos canais – sites, blogs, redes sociais, mecanismos de busca, aplicativos etc. E dentro deste novo cenário, o vídeo manifesto é um excelente veículo para promover uma modernização da imagem e dos valores.

 

Nova Ferramenta

A ascensão do Vídeo Manifesto não decreta de forma alguma que os institucionais estejam relegados ao limbo. Quando bem feitos, são uma ferramenta potente de comunicação, capazes de transmitir uma mensagem de forma clara e objetiva, sem abrir mão da emoção. A Rush Vídeo é uma produtora localizada e Campinas, interior de São Paulo, com 25 anos de experiência em desenvolvimento de conteúdo audiovisual para empresas de todos os portes, incluindo gigantes como Lojas Americana, C&A, Etna, Vivara e Unicamp. Oferecendo sempre uma solução completa para seus clientes, desde a maturação da ideia, brainstorm, roteirização, filmagem e pós-produção, a Rush tem ampla experiência na produção de todo o tipo de vídeo, incluindo o institucional e manifesto, que além de agregar valor aos negócios conecta os clientes com os propósitos das empresas.

 

Mas afinal, por que investir neste formato?

Um dos principais argumentos é que o vídeo manifesto ajuda bastante na construção de uma melhor percepção de valor. Se os seus clientes se apegam ao preço como elemento preponderante para a decisão da sua jornada de consumo, se este é o fator decisório na hora de optar entre o seu produto ou serviço e o da concorrência, significa que é o momento de investir em um reposicionamento. E o Vídeo Manifesto é a ferramenta perfeita para impulsionar esta estratégia e reverter a sua performance. Isso porque hoje antes de se interessar por um produto ou serviço, o cliente se conecta com o que a marca tem a dizer. Portanto, é fundamental desenvolver um plano de comunicação que traduza os propósitos, que revele a essência da empresa. Um restaurante, por exemplo, pode simplesmente vender comida boa, bem-feita, ou ele pode investir numa experiência sensorial, fazendo com que todos os sentidos se envolvam naquela refeição, alimentando o corpo e alma. No segundo caso, o cliente, cria uma memória afetiva e tudo isso acaba sendo um diferencial competitivo. Eu gosto do restaurante X porque lá eu sinto o aroma dos alimentos e não cheiro da gordura, as mesas são bem arrumadas, toalhas limpas, ambiente agradável, bom atendimento, cardápio criativo e etc. Quando eu peço delivery a comida vem bem acondicionada, chega quentinha, com uma cartinha manuscrita, promovendo uma experiência diferenciada. Neste contexto, o manifesto serve para deixar claro aos clientes que a preocupação deste estabelecimento vai além de simplesmente vender comida, que ali tudo é pensado com carinho, que os ingredientes são escolhidos com cuidado, que a empresa se preocupa com a sustentabilidade, que ela doa o excedente dos alimentos não consumidos, que é inclusiva, que ela entende que tem um papel social também e etc.

De acordo com o relatório “Customers 2020”, a experiência do cliente já ultrapassou os quesitos preço e produto como o principal diferencial entre as marcas. Já o Global Customer Experience Benchmarking Report, da Dimension Data, aponta que 81% das empresas entendem que a experiência do consumidor é um diferencial competitivo. Já são centenas de marcas impactando diariamente os consumidores. Sob esta nova perspectiva de consumo, o produto em si, a qualidade da apresentação e o preço, acabam ficando em segundo plano. O que conta mesmo é a experiência, que deve passar por todos os pontos de contato de uma jornada de compra, sendo o vídeo manifesto um deles.

 

E como fazer um Vídeo Manifesto?

Portanto, antes de partir para produção de um manifesto é preciso que a marca reflita sobre os seus propósitos. Qual a sua missão? Os seus valores? Qual a sua visão de mundo? O que faz a sua empresa, como organização, ser diferente das demais? Note que aqui não estamos falando do produto ou serviço, mas da motivação institucional. Neste sentido você pode ter uma fábrica de sabonetes e uma missão que seja promover a saúde e o bem-estar, seja dos seus funcionários, consumidores e da sociedade como um todo.

 

Obviamente, que para fazer um vídeo manifesto você precisa também conhecer o seu consumidor. Para quem a sua empresa oferta seus produtos e serviços? Quem são estas pessoas? O que pensam? Do que gostam? Qual a faixa etária? Onde moram? Quais são suas motivações de compra? Todos estes elementos são importantes para definir o que o marketing chama de personas, que são personagens fictícios, criados a partir do levantamento de todos os dados mencionados, e que vão ajudar no entendimento do perfil dos consumidores. Todo o conceito do vídeo manifesto deve estar em sintonia com estas personas.

 

Mensagem inspiradora e alinhada aos propósitos da empresa

Se o vídeo manifesto é uma ferramenta para ajudar a fisgar o seu público, é importante que traga uma mensagem inspiradora, que demonstre os propósitos da empresa e como esta pode atuar para melhorar a vida do seu consumidor e da sociedade como um todo. Aqui o singular não tem vez. Esta mensagem deve ser global, deve demonstrar que a empresa se preocupa com a sociedade, que ela preza pela comunidade onde está inserida. E numa época em que vivemos num mundo tão amparado nas aparências, não custa lembrar que precisa haver coerência entre o que é mostrado no manifesto e as ações efetivas, do contrário o esforço pode ser inócuo ou, pior, ajudar a denegrir a imagem institucional. Imagine uma empresa que prega a sustentabilidade, tem isso estampado em toda a sua comunicação, que afirma se preocupar com o futuro das próximas gerações, mas que é multada por poluir um rio, por exemplo? Não faz sentido e, não custa lembrar, hoje o acesso à informação é mais democrático e veloz e a redução dos danos causados certamente será onerosa.

Por fim e não menos importante, invista numa produção caprichada. Imagens comunicam propósitos, sentimentos e sensações. Um vídeo bem elaborado potencializa o conteúdo e engaja a audiência. Se apoie em bons profissionais, com experiência na criação deste tipo de material. A Rush Vídeo pode ajudar a criar um manifesto matador, capaz de inspirar e motivar! Faça uma consulta com a gente!

 

Rush Video – Ideias em Movimento